Postado em 3 de outubro de 2024
O desbridamento é um procedimento crucial para promover a cicatrização de feridas ao remover tecido morto e infeccionado. Este processo ajuda a evitar que a infecção se espalhe e melhora significativamente o tempo de recuperação. Entenda como funciona e quais são os benefícios dessa técnica no tratamento de feridas.
O desbridamento consiste na remoção de tecido necrosado ou infeccionado que impede a cicatrização adequada. O objetivo é promover a regeneração de tecidos saudáveis, além de diminuir o risco de complicações como infecções sistêmicas.
@curativemed O desbridamento é um procedimento realizado para remover o tecido necrosado, morto, e infeccionado das feridas, melhorando a cicatrização e evitando que a infecção se espalhe para outros locais do corpo. Confira ao vídeo que o nosso cirurgião, Dr. Daniel Fioravanti preparou! tratamentodeferidas curativemed clinicadecurativos feridas tratamentoespecializado
Considerando uma abordagem global para cicatrização de feridas, o desbridamento não se restringe apenas ao leito da ferida e é considerado parte de um processo para criar meios para atingir objetivos clínicos como o aumento da qualidade de vida, redução de odores, melhora da microcirculação, normalização bioquímica, incluindo balanço das metaloproteinases da matriz, controle da umidade e estimulação das bordas da ferida, contribuindo para o desenvolvimento do tecido de granulação e de epitelização.
O desbridamento é indicado quando existe qualquer tecido morto no leito da ferida, tornando necessária a raspagem da lesão para permitir o processo de cicatrização. O tecido desvitalizado ou necrosado traz sérios problemas para a cicatrização. Afinal, essa necrose acumula bactérias e aumenta o risco de infecções mais graves. Além disso, forma uma barreira que impede o tratamento adequado do leito da ferida, dificultando a cicatrização. Ou seja, o tecido morto é a primeira barreira a ser removida do leito da ferida para que o tratamento seja bem-sucedido.
@curativemed O desbridamento é indicado quando existe qualquer tecido morto no leito da ferida, tornando necessária a raspagem da lesão para permitir o processo de cicatrização. O tecido desvitalizado ou necrosado traz sérios problemas para a cicatrização. Afinal, essa necrose acumula bactérias e aumenta o risco de infecções mais graves. Além disso, forma uma barreira que impede o tratamento adequado do leito da ferida, dificultando a cicatrização. Ou seja, o tecido morto é a primeira barreira a ser removida do leito da ferida para que o tratamento seja bem-sucedido.
O principal risco de não submeter a ferida ao desbridamento é aumentar a chance de infecção local e sistêmica.
Além disso, sem o desbridamento em feridas com tecido morto, impossibilita-se a cicatrização da lesão com qualquer outro tipo de tratamento.
E se a infecção ficar ainda mais grave, existem sérios riscos de amputação do membro.
A Curative Med realiza, sim, o desbridamento das feridas, oferecendo uma ampla gama de procedimentos voltados ao tratamento especializado de feridas. Em nossos consultórios, assim como no atendimento domiciliar, contamos com uma equipe de enfermeiros especialistas e médicos experientes, garantindo a execução segura e eficiente do desbridamento.
Além da raspagem da ferida, oferecemos tratamentos adjuvantes que complementam o processo de cicatrização, utilizando os curativos mais avançados e tecnologias de ponta. Nosso objetivo é acelerar o processo de cura, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz para os nossos pacientes.
Ao longo de 10 anos, a Curative Med tem sido mais do que um espaço de cuidado, temos sido um refúgio de esperança e […]
Ler Mais →O desbridamento cirúrgico é um procedimento que remove tecido morto ou infectado de uma ferida para promover a cicatrização. Isso é especialmente necessário em […]
Ler Mais →O desbridamento é um procedimento crucial para promover a cicatrização de feridas ao remover tecido morto e infeccionado. Este processo ajuda a evitar que […]
Ler Mais →